Palavrantiga - Esperar É Caminhar - 2010

quinta-feira, 14 de abril de 2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011



Palavrantiga é a reunião de quatro músicos (2 mineiros e 2 capixabas) que caminham juntos há mais de 5 anos, mas que, somente no final de 2007 receberam o nome que hoje os identifica.

Através de sua sonoridade alternativa, ela foi consagrada no meio independente como uma das revelações dos últimos anos. A banda, que em 2010 passou a integrar o casting da Canzion Brasil, lançou seu primeiro disco - Esperar é caminhar.

O álbum traz 13 faixas, sendo sete inéditas e seis já conhecidas do público que adquiriu as duas versões do EP “Volume 1”, conta com a produção musical de Lúcio Souza e foi masterizado no clássico estúdio Abbey Road por Christian Wright.

Feito de barro, Casa, Pensei e Eu olhei o meu dia são hinos provenientes da primeira tiragem do EP que utilizou de forma muito bem sucedida a internet. Ficaram de fora Um e Deus onde estás.

Para quem ainda não sabe de quem estamos falando e deseja tomar nota do histórico, foram eles que assinaram a produção, os arranjos e a execução de três CDs bastante conhecidos no Brasil: “Liberta-me”, “Unção que Une” e “Andando na Luz”, todos eles ao lado da cantora Heloísa Rosa.

Palavrantiga é formado por Marcos Almeida (composições, voz, violão e guitarra), Josias Alexandre (guitarras), Felipe Vieira (contra-baixo) e Lucas Fonseca (Bateria).

A capa do cd e o encarte são um caso a parte. O conteúdo vem em uma embalagem digipack com uma diagramação elaborada e caprichada. As fotos e a concepção visual de Esperar é caminhar são assinadas pelo criativo Marcus Castro.

O repertório de música cristã confessional (termo também usado por Lucas Souza) inicia com Amor que nos faz Um, que versa sobre unidade, alusivo as palavras de Jesus registradas em João 17. Esta foi incluída na segunda tiragem do “EP – Volume 1”. Uma canção com harmonia iniciando no 6º grau, em que a guitarra conduz o tema alternando riffs de forma consistente e interessante.

No turn around final temos um incidental realizado pelos metais, com destaque para o trompete de Renzo Costa.

Em Feito de Barro as estrofes são cadenciadas por uma bateria bate-estaca e uma pegada do rock britânico, com versos reflexivos sobre pecado/queda/perdão/reconciliação. Mais uma vez a guitarra usa timbres e frases envolventes.

Contrastando com a canção anterior, ouvimos os falsetes de Marcos na poética Eu olhei o meu dia. Disserta frases sobre confiança em formato de salmos. Destaque para a batida sincopada da bateria e para os timbres vintage de teclado.

Outro detalhe interessante é a modulação que ocorre entre as estrofes (tocadas em Dó maior - C) e o refrão (tocado em Lá maior - A).

Proverbios 16:17 pode ter sido a base para Seguro Vou que é a primeira das inéditas. Apesar da letra claramente cristã, os versos desviam dos clichês evangélicos. O hino é um rock puro, simples e coeso. Destaque para as coberturas viajantes de teclado.

Pensei é uma das mais conhecidas da banda. A letra fala de como inibimos o agir de Deus quando racionalizamos. No meio da música eles “encaixam” um sambinha.

Vem me socorrer é um folk. Aborda o tema sobre confiança na provisão e proteção de Deus de uma forma que só o “Palavra” poderia fazer. Esta também foi incluída na segunda tiragem do “EP – Volume 1”.

Hoje tem guerra possui um arranjo sólido misturando trompete e guitarra de forma coesa. Os metais usam clusters para preencher os espaços disponíveis no arranjo. Traz uma das menores letras do CD, mas, musicalmente falando, é uma das melhores do repertório.

Durante o decorrer do arranjo de Imagino, que é bastante denso, ocorrem diversas alterações de dinâmica, dando um fôlego a mais na canção. Trata sobre compromisso.

Essa atmosfera intimista continua na faixa seguinte onde ouvimos outra oração cantada. Tudo que eu vi não é tudo o que eu preciso aprender possui uma letra confrontante e reflexiva.

A faixa título conta com a participação de Thalles Roberto e Tamy Silva nas coberturas do back vocal e no espontâneo do turn around final. Esperar é caminhar conta com um arranjo bem montado e uma estrutura empolgante.

Palavra Antiga vem com uma condução harmônica interessante. Nas estrofes quem conduz o hino é um teclado com pad e uma guitarra swingada. No refrão entra o peso da guitarra com distorção. Destaque para os efeitos de sintetizador ao fundo do arranjo.

(NE: Henderik Roelof “Hans” Rookmaaker (27 de fevereiro de 1922 à 13 de março de 1977) foi um estudioso holandês, cristão, professor e autor de livros sobre teoria e história da arte, música, filosofia e religião. O mestre sempre abordou a ambigüidade sobre a arte entre os cristãos e a ambigüidade sobre a fé e os artistas.

Diferente de tudo que é feito hoje na nossa música gospel, ouvir Rookmaaker é “deixar para trás o esteriótipo de que bandas de rock e literatura não combinam.” (by Rafel Porto).

A gravação termina com a pegada britânica de Casa que versa sobre sermos templo do Espírito Santo. O hino também foi gravado por Lucas Souza no álbum “Todos juntos por você”.

Isso é Palavrantiga: "Quatro amigos que entendem um propósito claro para intervenção na nossa cultura através da música e do ensino pela Palavra."

Fonte: Supergospel

Palavrantiga - Esperar É Caminhar - 2010

Cd Completo - 60 MB
Click para baixar o Cd Completo!! - Via Easy-Share!

Download Alternativo II
Download Via Filesonic
Músicas Individuais!!
Click para baixar as músicas individualmente!! - Via 4shared

Ouça o Playlist Sem Baixar!
Click e Ouça Sem Baixar!
Veja no Youtube o Clip!

Veja no Youtube o Clip de Esperar É Caminhar - Ao Vivo!

0 comentários:

Postar um comentário