Qual o Seu Preço? Quanto Você Vale?

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Click Para Imprimir
Lembro que estava quase reprovando na escola aquele ano.

Se continuasse como tinha sido o primeiro semestre, certamente reprovaria e teria que repetir o ano. Foi quando me fizeram aquela proposta, que mudaria o meu ano.

Se eu terminasse aquele ano aprovado na escola, ganharia uma Caloi Cross. Aquela Caloi Cross foi a motivação de meus dias, acordava e deitava pensando na minha Caloi, estudava pensando nela, como correria com ela pelas ruas e sentiria o vento, imaginava aquelas fitas que se colocava nos punhos do guidão, Minha Caloi Cross Vermelha.

Tenho descoberto a cada dia que temos um preço. Todo tem um preço, um valor pelo qual somos "negociáveis". Algo que nos "compra" o silencio ou a voz, que nos leva a agir ou ficar parado, a crer ou descrer de algo.

A verdade é que não gostamos desta parte de nós, é natural, pois este conceito nos força a olhar para quem realmente somos, gostando ou não, em algum momento da vida, nós fomos "comprados".

Qual o seu preço? Quanto você vale? O valor pago por você é suficiente? Ou lhe leva a outra negociação? O que compra você?

Muitos tem se vendido em troca de migalhas. São crenças, conceitos, padrões de comportamento, projetos, ministérios, carreiras, que cobram um alto custo de nós, em troca do que?

Existem dois tipos de comércio, aquele que é digno, que é válido e necessário, que sem o qual nossa vida se torna até sem sentido. E aquele que é motivado pela ganância e um coração egoísta tomado pelo ego.

Indiferente de nossos objetivos, planos ou metas, o que se esconde por detrás deles é que dirão de que tipo é nossa "etiqueta de preço". Produto de qualidade ou embalagem enganosa, Produto original imitação barata.


Podemos esconder atrás de um ministério, projeto para igreja ou para Deus, sonho ou vocação, a intenção enganosa e torpe de um coração egoísta que pensa em seu benefício. Este fato, este pequeno fato, faz toda diferença no tipo de "produto" oferecido.

São mulheres que vendem o silencio com medo de perder o emprego e sofrem sozinhas o assédio, pais que vendem a amizade com os filhos em troca de alguns minutos com sua televisão, cristãos que vendem sua fé por que sua família sempre fez parte daquela igreja tradicional e seria um escanda-lo assumir o que tem aprendido na palavra, pastores vendem sua vocação espiritual em troca de números de batismos, dízimos, ou conforto ministerial.

O que temos vendido? Em troca do que?

Chegou o final do ano, eu havia estudado como nunca, nenhum dia sequer passei sem estudar depois daquela proposta, deixei o jogo de bola, os amigos, a rua para me dedicar somente a um objetivo, ser aprovado na escola.

Na verdade, meu objetivo não era a aprovação, era minha Caloi Cross. Eu sabia, todos sabiam, mas o resultado aparente era mais importante, é engraçado como valorizamos o que parece ser mesmo sem necessariamente ser de fato.

No dia em que recebi o boletim com as notas finais, corri para casa feliz para mostrar a todos, pulava de alegria e cada um que chegava a casa participava de minha "festa" de aprovação.

Eu havia conseguido, fui aprovado, meu esforço teve resultado, eu merecia meu premio, e até hoje, espero minha Bicicleta Caloi!

Qual o seu preço? Quanto você vale?

"Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" - Lucas 12:34

0 comentários:

Postar um comentário